logo
Somos um grupo de profissionais apaixonados por pets e adestramento, que entre um encontro e outro, demos vida à Pet Maníacos. Temos muita vontade de crescer e mostrar que é possível uma convivência harmoniosa e cheia de respeito entre animaizinhos e humanos.
Ligue: (11) 4113-5335 | (11) 97202-0855
contato@petmaniacos.com.br
(11) 4113-5335 | (11) 97202-0855

A importância do enriquecimento ambiental

Como a própria frase diz, é tornar um ambiente enriquecido de estímulos capaz de promover a possibilidade de o animal apresentar o mínimo de seu comportamento natural e ser capaz de promover bem-estar, qualidade de vida, saúde física e mental em situações de cativeiro/domiciliado.

Ou seja, sabendo que o comportamento natural dos cães é percorrer longas distâncias em busca de alimentos (forragear), parceiros reprodutivos e uma grande capacidade de interação social. Manter um cão domiciliado oferecendo o alimento somente na vasilha, não o possibilitando apresentar o comportamento de forragear ou até mesmo de simular caças, não permitindo convívio social o deixando o dia todo sem estímulos, deixamos de promover seu bem-estar.

Um dos sistemas de adaptação emocional do cão situa-se em regiões límbicas, mesolímbicas e córtex pré-frontal, essas regiões e sistemas são sensíveis aos glicocorticoides (hormônios do estresse), e respondem prontamente á situações de estresse. Importante que em casos de estresse crônico (animais em cativeiros/domiciliados sem estímulos), pode ocorrer esgotamento dos neurotransmissores e neurotoxicidade, levando a sua incapacidade de adaptação, quando exposto a alguma situação de perigo, por exemplo. Por outro lado, quando o indivíduo é exposto a estresse agudo, de forma gradativa, com resultados positivos, promove um aumento da capacidade desses sistemas em lidar com situações novas. Um exemplo é a técnica de enriquecimento ambiental com alimento, na qual se estimula o animal a forragear ou resolver um problema para se alimentar, promovendo inicialmente um estresse agudo, com posterior resultado positivo. Essas condições beneficiam aos sistemas de adaptação, promovendo assim o bem-estar.

 

 

Carlos Antoniolli
Veterinário Comportamental